domingo, 14 de junho de 2009

I Encontro dos Movimentos Sociais da Luta Antimanicomial


















I Encontro dos Movimentos Sociais da Luta Antimanicomial e
II Assembléia de Usuários e Familiares de Saúde Mental

Local: Assembléia Legislativa de Santa Catarina - Plenarinho Data: 06/06/2009

PSICOLOGIA E SAÚDE MENTAL

“Qual a contribuição da Psicologia para saúde mental na atualidade?” A Psicologia entende que o ser humano é um sujeito de direitos. Que a escuta da emoção, a validação da expressão e a autonomia da ação, são construções que pautam nosso fazer e nos constituem seres humanos. Que o processo de humanização é uma construção social que se dá na convivência, no viver com. Na perspectiva atual da Psicologia em relação à saúde mental entendemos que a “dor da alma” é uma possibilidade de sofrimento do humano. O acolhimento do afeto e a interação são condições para intervenção. Para além da compreensão da subjetividade, lutamos pelo fortalecimento dos Movimentos Sociais e pela efetiva implementação se uma outra lógica em saúde Mental pautada nos princípios da Reforma Psiquiátrica.

Objetivos:

• Potencializar o protagonismo dos usuários dos serviços de Saúde Mental na expressão de sua realidade e na construção das condições de possibilidades de transformação dessa realidade;• Refletir sobre os paradigmas, preconceitos, estigmas que pautam hoje o campo da Saúde Mental;• Sensibilizar para a importância da organização coletiva, fortalecendo e fomentando a organização de associações, grupos de usuários, familiares, amigos de usuários de Saúde Mental. • Construção de teses para o VII CNP.

Programação

8h: Credenciamento - mostra de arte de usuários dos serviços de saúde mental.8h15min – mesa de autoridades: CFP – Ana LopesPresidente do CRP-12 – Celso TondinAlfa Caps (Caçador) – Joana de MeloCoordenação de saúde mental de SC – Elisia PuelComissão de Saúde Mental – CES: Jaqueline NehringMovimento social organizado – FoPES (representante a confirmar) MST – Psicóloga – Andréia Borges Movimento da Luta Antimanicomial – Felipe BrognoliApresentação do Vídeo – “Não é o que parece” – CFPConferência de Abertura9h30min às 10h30min: Violência e Direitos Humanos em Saúde Mental – Marcus Vinicius Coordenação: Jaira Rodrigues Conselheira do CRP 12 Mesa Redonda10h30min às 12h: Saúde Mental em SC: o que temos e o que queremos.• Joana de Melo – ALFACAPS – Organização dos movimentos sociais do ponto de vista do usuário• Elisia Puel(SC) – Panorama da Política de Saúde Mental SC• Felipe Brognolli (SC) – Perspectiva em Saúde Mental em SC • Nilo Neto – organização do movimento de luta antimanicomial do ponto de vista dos usuários.

Coordenação – Jaqueline Nehring Conselheira do CRP 12
12hs às 13h30min: Almoço13h – vídeo do grupo de teatro do NiloConferência 13h30min às 15hs: Interfaces entre Reforma Psiquiátrica, Movimento Sociais e Luta antimanicomial – Eduardo Vasconcelos

Coordenação: Elisa Ferreira Colaboradora do CRP 12


Gincana sócio – cultural Temas: a) álcool, drogas e saúde mental; b) expressão do sofrimento; c) a crise; d) medicalização do sofrimento; e) o lugar da saúde mental na sociedade (preconceito, violência, humilhação, relações sociais, interação...)15hs às 15h20min: Coffe Break15h20min às 16h30min: Gincana sócio – cultural: temas – a) álcool, drogas e saúde mental; b) expressão do sofrimento; c) a crise; d) medicallização do sofrimento; e) o lugar da saúde mental na sociedade (preconceito, violência, humilhação, relações sociais, interação...)Assembléia de usuários e familiares16h30min: Eleição dos representantes de usuários e familiares para o Colegiado de Políticas de Atenção Psicossocial.

Nenhum comentário: